1.347 - Produtos

Itens Manual

Pedido de Compras


Como elaborar um Pedido de Compra - passo a passo
1.1 - Na janela principal, clique no botão "p. compra", em seguida clique em novo;

1.2 - Pesquisando e habilitando o fornecedor:
a) a pesquisa de fornecedor segue os mesmos padrões de pesquisa do sistema. Apenas as iniciais já possibilitam consultar os fornecedores;
b) tecle enter ou clique em ok para habilitar o fornecedor ao novo pedido de compra;

1.3 - Pesquisando e inserindo o item para compra:
a) digite no campo de pesquisa de itens as iniciais ou o codigo do produto e tecle enter;
b) sobre o item pesquisado tecle enter para que o mesmo carregue o grid do lado esquerdo da tela e possibilite o preenchimento dos campos necessários para efetivar o pedido de compra. (observe que o cursor se movimenta a partir do campo "Qtde" e, teclando enter é possível percorrer os demais campos;
c) clique no botão inserir para seguir com o pedido de compra. (quando o botão inserir é acionado o cursor se movimenta para o campo de pesquisa de itens).
d) para excluir o item do pedido de compra basta clicar com o botão direito do mouse sobre o item e escolher a opção "excluir";

1.4 - Finalizando e imprimindo Pedido de Compra:
a) Observe a figura abaixo. Preencha os campos para finalizar o pedido de Compra;
b) Clique em conf. pré para confirmar a impressão do "Pré pedido";
c) Escolha o tipo de impressão (com valores ou sem valores);

1.5 - Fechando o Pre-Pedido:
a) Clique em menu, opçao pesquisa pre;
b) Selecione o fornecedor, em seguida escolha o pré-pedido;
c) Confira os dados do pedido, em seguida clique no botão Fechar p.;
d) Aparecerá duas mensagens:
e) Ao confirmar o fechamento do pedido você tem a opção de atualizar o preço de custo do produto. Logo após, basta lançar as parcelas do contas a pagar e baixar os respectivos itens no estoque; em seguida aparecerá a mensagem "pedido baixado com sucesso" finalizando assim o processo de compras;

Cadastrando Produtos


1.1 - Esta é a janela de cadastro de produtos do sistema ERP CEVISA.
a)Para cadastrar um novo produto, no menu principal, clique no botão "produtos";
b)Preencha todos os campos corretamente;
c)Preencha todas as guias de complemento de informações referentes ao preço do produto;
d)Clique no botão "confirma" para concluir a inclusão de um novo produto;
1.2 - Para fazer uma pesquisa de produtos:
a)Na mesma janela, digite as iniciais do produto no campo pesquisa;
b)O sistema informa o produto filtrado por;"Cód. Barras" ou "Cód. Fornecedor";
c) Abaixo da barra de pesquisa aparecem o "Saldo Disp." e a "margem aplicada" (Mk) do produto pesquisado;

Informando outros dados cadastrais dos produtos


1.1- Na janela de Cadastro de Produtos, você pode organizar e padronizar os produtos de sua empresa, cadastrando o Fornecedor, a marca, o departamento e a divisão do produto:
1 - Informando o Fornecedor do Produto:
1.1 - Para esta opção, note que ao lado do campo fornecedor existe um botão de acesso para o cadastro de Fornecedores. Por isso é indispensável o procedimento de Cadastro de fornecedores já estar concluído.Quando você clicar no botão ao lado, aparecerá a lista de fornecedores cadastrados. Clicar sobre o fornecedor do produto que está sendo cadastrado, em seguida clicar no botão "OK";

2 -Informando a Marca do Produto:
2.1 - Para esta opção, note que ao lado do campo marca existe um botão de acesso para o cadastro de marcas. Por isso é indispensável o procedimento de cadastro de marcas já estar concluído.
Para cadastrar marcas, no menu tabela de sistema, opção parâmetros gerais, escolha a opção produtos, em seguida opção familia; 2.2 - Quando você clicar no botão ao lado, aparecerá a lista de marcas de produtos cadastradas. Clicar sobre a marca do produto que está sendo cadastrado, em seguida clicar no botão "OK";

3 - Informando o Departamento do Produto:
3.1 - Para esta opção, note que ao lado do campo departamento existe um botão de acesso para o cadastro de departamentos. Por isso é indispensável o procedimento de cadastro de departamentos já estar concluído.
3.2 - Para cadastrar departamentos, no menu tabela de sistema, opção parâmetros gerais, escolha a opção produtos, em seguida opção departamento; Quando você clicar no botão ao lado, aparecerá a lista de departamentos de Produtos Cadastrados. Clicar sobre o departamento do produto que está sendo cadastrado, em seguida clicar no botão "OK";
4 - Informando a Divisão do Produto:
4.1 - Para esta opção, note que ao lado do campo divisão existe um botão de acesso para o cadastro de divisões de produtos. Por isso é indispensável o procedimento de cadastro de divisões já estar concluído.
Para cadastrar divisões, no menu tabela de sistema, opção parâmetros gerais, escolha a opção produtos, em seguida opção divisão; Quando você clicar no botão ao lado, aparecerá a lista de divisões de produtos cadastradas. Clicar sobre a divisão do produto que está sendo cadastrado, em seguida clicar no botão "OK";

Informando Detalhes Fiscais/Tributários dos Produtos


1 - Cod. Fornec.: (Código do Fornecedor do Produto)
Informar o código do fornecedor;
2 - Código Barras.:(Código de Barras do Produto)
Informar neste campo o código de barras do produto;
3 - ICMS.: (ICMS na Saída do Produto)
Informar neste campo o percentual de ICMS s/ a venda do produto;
4 - ICMS_E.:(ICMS na Entrada do Produto)
Informar neste campo o percentual de ICMS s/ a compra do produto;
5 - CFOP.:(Código Fiscal de Operações)
Para esta opção, note que ao lado do campo CFOP existe um botão de acesso para o cadastro de CFOP´s. Por isso é indispensável o procedimento de cadastro de CFOP já estar concluído. Para cadastrar CFOP, no menu cadastros, opção contábeis, escolha a opção natureza da operação; Quando você clicar no botão ao lado, aparecerá a lista de CFOP´s. Clicar sobre o CFOP, em seguida clicar no botão "OK";
6 - Descrição.:(Descrição do Produto)
Informar a descrição do produto;
7 - UN.: (Unidade de Medida)
Informar a unidade de medida do produto, Ex.: (PÇ, KG, DZ, etc.);
8 - Sit. Trib.:(Situação Tributária)
9 - Mg_Sub_T.:(Margem de substituição tributária)
Informar o percentual da margem de substituição tributária do produto;
10 - Rep.:(Reposição)
Informar a quantidade de dias para reposição do produto no estoque;
11 - Desc.:(Desconto)
Informar o percentual limite de desconto no produto;

Análise de Compras

1.1 - Consulta de compras:
A janela de Análise de compras permite consultas diferenciadas através de filtros e situações:

Últimas Compras

A janela de consulta de compras permite ao usuário a checagem das "ultimas movimentações" dos pedidos de compras;

Vendas

1.1 - Consultas de Vendas: Da mesma forma, podemos controlar as vendas do período através desta janela, onde definimos o cliente ou todos os clientes, marcamos a situação do documento (PDV ou NF), selecionamos o documento e verificamos todos os itens lançados.
1.2 - Aumento de Tabela de preços/custos: Esta janela possibilita alterar os valores das tabelas conforme a necessidade. Defina na parte inferior da janela o tipo de alteração. Altere os valores conforme os parâmetros.

Ranking de Vendas

1.1 - No menu "Relatórios", escolha a opção: "ranking de vendas", "produtos" ou "clientes";

Curva ABC por Bairros


1.2 - A curva ABC por Bairros é um recurso do sistema que classifica as entregas do periodo selecionado com maior movimento. Na janela Curva ABC de entregas, defina o periodo a ser consultado; no exemplo abaixo escolhemos consultar as entregas de uma cidade; o sistema calcula a movimentação classifica em um relatório visto em tela ou impresso que traz o ranking dos bairros com maior fluxo de entregas na seguinte ordem:

1.3 - Ranking A : total de entregas por bairros que atingiram um percentual equivalente a 21 a 80% das entregas do período;
1.4- Ranking B : total de entregas que seguem a sequencia de classificação e a soma destas acumulam um percentual equivalente a 11 a 20%das entregas do período;
1.5 - Ranking C : total de entregas que seguem a sequencia de classificação e a soma destas acumulam um percentual equivalente a 0,1 a 10% das entregas do período;

1.6 - Para visualizar o relatório digite as datas e clique no botão "imprimir"; aguarde enquanto o sistema busca os dados;

Tabela de preços

1.1 - Para visualizar a tabela de preços dos produtos cadastrados, clique no menu "Relatórios", escolha a opção "Tabela de Preços";
1.2 - Conforme a Figura abaixo, defina o filtro da pesquisa, que são: "fornecedor", "marca", "departamento", "divisão". De acordo com o filtro, escolha uma conta individual na lista ao lado ou todas, para visualizar uma tabela completa; em seguida clique em "aplicar".
1.3 - A figura mostra uma tabela de preços de todos os produtos cadastrados em todos os fornecedores da empresa, listando a descrição, unidade, código, preço a vista, preço a prazo e a disponibilidade atual do produto no estoque;
1.4 - Você pode imprimir a tabela clicando no botão "impimir" na parte inferior da janela;

Tabela de Inventário


Definição 1.1 - O Inventário é uma lista de bens disponíveis em estoque para venda no processo normal de um negócio; Para facilitar a consulta e impressão do relatório de Inventário, o sistema habilitou uma janela para criar várias formas de mapeamento do mesmo;

Relatório Itens Inativos


1.1 - O sistema disponibiliza uma janela para verificação dos "itens inativos" do estoque de mercadorias; clique em "Relatórios", escolha a opção "Rel. Itens Inativos";
1.2 - Na barra superior filtre e ordene a listagem de acordo com a necessidade; clique em "listar" na parte inferior da janela; caso seja necessário imprimir o relatório, clique no botão "imprimir" ao lado;

Relatório P. Médio Vendas


1.1 - No menu "Relatórios", escolha a opção: "relatório p. médio de vendas";
1.2 - Você tem as seguintes opções:
a) campos para filtrar a pesquisa por: fornecedor, família, departamento, divisão ou todos;
b) definir o periodo a ser consultado;
Este relatório possibilita ao administrador controlar os itens vendidos no período; Com ele você pode analisar a "quantidade vendida" e o "valor total" de venda de um determinado produto; Além de saber o "preço médio" de venda e o "MarKup" alcançado no final do período. Mostra também o "custo total" da venda.

Movimentando itens do estoque através de menu controle


1.1 - no menu controle você pode movimentar os itens do estoque.