1.470 - Itens Rejeitados

Itens Manual
Apresentação

O módulo de itens rejeitados permite o controle de itens que foram devolvidos por clientes devido problemas em sua estrutura ou embalagens. Nele, será apresentado todos os produtos que foram devolvidos nas condições informadas acima, permitindo seu gerenciamento e controle, onde, não voltam ao estoque até que o sistema seja informado sobre a regularização ou substituição do item por parte do fornecedor.

OBS: Caso não possua o módulo ativo em seu sistema, entre em contato com o suporte técnico para a ativação e parametrização do mesmo.

Devolução.
O sistema contemplará como ?Rejeitado?, apenas os itens que forem devolvidos cuja a situação selecionada seja com defeito, quebrado ou embalagem inadequada, conforme imagem abaixo:

Com Defeito: Refere-se aos itens que possuem irregularidades em sua estrutura originadas da sua fabricação.

Quebrado: Refere-se aos produtos cuja estrutura sofreu avaria devido a manuseio, uso ou transporte ou demais fatores externos.

Emb. Inadequada: Refere-se aos itens cujas embalagens apresentam avarias, mas que seu conteúdo se encontra intacto.

Atenção: Como dito anteriormente, atente-se que uma vez ativado o módulo de itens rejeitados, ao efetuar uma devolução com uma das situações acima, este não retornará ao estoque, e por tanto, não será apresentado na ficha de estoque até que seja informado no menu apropriado, que este item se encontra regularizado, conforme veremos a seguir.
Visualizar e controlar itens rejeitados.

Para visualizar e controlar o que será devolvido ao estoque, será necessário acessar o menu Relatórios ?> Relatório de Devoluções de Pedidos -> Produtos Rejeitados

Neste menu, será possível visualizar e retornar o item ao estoque, uma vez que a situação do mesmo tenha sido regularizada, como readequação da embalagem ou nos casos onde será efetuado devolução ao fornecedor para posterior troca.

Para retornar o item ao estoque, pesquise o mesmo na tela de itens rejeitados e basta clicar com o botão direito do mouse sobre o item e selecionar a opção ?Baixar?.


Após baixar o item, ele será somado a quantidade de estoque e assim permitirá que seja feita a devolução ao fornecedor, caso haja necessidade.

Existe ainda a possibilidade de efetuar a devolução ao fornecedor diretamente da lista de itens rejeitados, basta acessar o menu Movimentações -> Pedidos de Compras -> Gerencial de Pedidos, pesquisar o fornecedor, selecionar a opção ?Devolver? e em seguida a opção ?Sem Pedido? e logo após, clicar no botão ?Produtos Rejeitados?, conforme imagem abaixo.

Na tela que será apresentada, basta inserir a quantidade que será devolvida na coluna Quantidade¹ e em seguida clicar em Confirmar².

Caso o item não seja baixado, ao efetuar o lançamento de um pedido de compra para o fornecedor principal deste item, o sistema alertará sobre um item rejeitado que requer atenção.
Observe que, caso vá ser solicitado um pedido de compra ou recebido uma nota de retorno do fornecedor, deverá ser efetuado a devolução do item ao fornecedor, conforme instruções acima, para que assim, ao efetuar o recebimento do mesmo, exista o credito da devolução para abater na entrada, não gerando desta forma, haverá títulos pendentes no contas a pagar.