1.477 - Contas apagar

Itens Manual
No módulo das contas a pagar, é onde são feitos os lançamentos a pagar mediante pedidos de compra, lançamento de despesas e investimentos.

1.1. Para acessar as contas a pagar, fazer o LOGIN no módulo do gerencial e clicar no botão C.apagar

1.2. Clicando em pesquisa de fornecedores, o usuário pode pesquisar um fornecedor específico ou marcando a opção Posição Geral, clicando em fechar traz todos os títulos em aberto e Enter para trazer os fornecedores

1.3. Ao digitar o nome do fornecedor e apertar Enter, o sistema irá trazer o código de cadastro de fornecedor e o nome do fornecedor. Apertando Enter novamente ele vai trazer a movimentação dos títulos do fornecedor. conforme a imagem abaixo.



1.4. Para visualizar os títulos o usuário poderá marcar as opções Aberto/Provisão, Pagos, Baixados ou Todos. conforme a imagem abaixo



2. Menu

Na opção menu quando você clica é trazido algumas abas de acesso: Conta Corrente, Autorização de pagamento, Cópia de cheque/recibo, Emissão de cheque e Detalhes do pedido F12.



2.1 Conta Corrente Clicando no conta corrente o usuário tem acesso a toda movimentação dos créditos que ele tem em haver com os fornecedores, tudo que foi gerado através das devoluções de compra, baixado pelo financeiro no abatimento de títulos em aberto. Caso exista algum crédito em fornecedor, que por algum motivo seja indevido ou que houve a devolução do valor pelo fornecedor ou ainda houve negociação do valor como abatimento na próxima compra, o usuário tem a opção de creditar esse crédito.

Usuário irá escolher a conta corrente e irá digitar o valor do crédito. Nesse momento o valor digitado será debitado na conta corrente do fornecedor e irá creditar na conta escolhida. conforme a imagem de exemplo.



2.2.Autorização de pagamento
A ordem de pagamento é o controle do financeiro, o usuário pode imprimir todos os pagamentos agendados para o dia, imprimir as ordens e o responsável pelo financeiro poderá assinar autorizando o pagamento dos títulos.

2.3.Cópia do cheque/Recibo
A cópia de cheque/Recibo é mais um controle que o financeiro pode utilizar em relação a cheques que foram repassados a fornecedores ou títulos que foram pagos, no impresso vem todos os dados da negociação que foi feita dos títulos. Onde o fornecedor e o financeiro podem assinar o documento deixando claro, que ambos estão cientes do título que está em aberto ou que foi pago.

2.4. Emissão de cheque
O financeiro pode utilizar essa ferramenta para o preenchimento de cheques através da impressora, o nome do favorecido vem automaticamente, é só inserir o nome do emitente e escolher o tipo de impressora se é matricial ou Jato de tinta.

2.5. Detalhes do pedido F2
Detalhes do pedido F2 é um atalho, onde o usuário acessando esse botão irá trazer em tela o histórico de pedidos de compras para o fornecedor que foi pesquisado no contas a receber.



3. Lançamentos do contas a Pagar.
Ao acessar o contas apagar o usuário tem a opção de fazer o lançamento de A Pagar Diversos que são as dispersas, Empréstimo/Financiamento e Bens do Ativos.

3.1. Lançamentos A pagar Diversos.
Por esse botão serão feitos os lançamentos de todas as despesas que houve na empresa, ao clicar no botão A Pagar Diversos abrirá a seguinte janela:

Pesquisar o fornecedor ou prestador de serviço, clica em novo, se à contabilização no cadastro do fornecedor estiver totalmente preenchida, o sistema irá trazer automaticamente à contabilização do passivo e da despesa, o usuário preencherá o tipo do lançamento, a quantidade de parcelas e o valor das parcelas e o primeiro vencimento. Ao digitar o valor das parcelas o sistema calcula o valor total do lançamento. Aperte o Enter e o lançamento aparecerá na janela dos títulos gerados, caso haja alguma observação a ser inserida, é só clicar na aba Obs e digitar as informações e depois de digitadas é só clicar em Gerar.

3.2. Lançamento de Empréstimos/Financiamentos.
Pesquisar a instituição financeira que deverá esta cadastrada como fornecedor, clica em novo, se a contabilização no cadastro de fornecedor estiver totalmente preenchida o sistema irá trazer automaticamente a contabilização do Passivo e do Ativo, o usuário preencherá o tipo do lançamento, a quantidade de parcelas e o valor das parcelas, o primeiro vencimento. Ao digitar o valor das parcelas o sistema calcula o valor total do lançamento. Aperte o Enter e o lançamento aparecerá na janela dos títulos gerados, caso haja alguma observação a ser inserida, é só clicar na aba Obs e digitar as informações depois de digitadas é só clicar em Gerar.

3.3. Bens do Ativo
Pesquisar a instituição financeira que deverá esta cadastrada como fornecedor e clicar em novo, se a contabilização no cadastro de fornecedores estiver totalmente preenchida o sistema irá trazer automaticamente a contabilização do Passivo e o Imobilizado se vier em branco deverá ser seleccionado qual a conta do imobilizado ele se encaixa.
Observação: Para esse tipo de lançamento o sistema vai perguntar se deseja cadastrar o bem do ativo, o usuário tem a opção de fazer o cadastro sem precisar sair da tela do lançamento, clicando em "SIM" o sistema transfere o usuário para outra tela:

Nesta tela irá trazer os bens já cadastrados. Caso o usuário precisar editar ou cadastrar um novo bem do ativo, ele terá as ferramentas necessárias nesta tela. Caso o usuário clique em "NÃO" ele poderá continuar fazendo o lançamento normalmente, preenchendo o tipo do lançamento, a quantidade de parcelas e o valor das parcelas, o primeiro vencimento. Ao digitar o valor das parcelas o sistema calcula o valor total das parcelas e o usuário deverá digitar o valor do bem. Logo a baixo na janela irá aparecer uma barrinha de seleção do ativo financiado, selecionar o ativo imobilizado. Clique no Gerar e o lançamento aparecerá na janela dos títulos gerados, caso haja alguma observação a ser inserida, é só digitar as informações depois de digitadas é só clicar em confirmar.

4. Tipos de Lançamentos.
Ao fazer os lançamentos o usuário irá deparar-se com o tipo de lançamento, segue a baixo as siglas e seus significados: CH: Cheque
DP: Duplicata
BO: Boleto
PR: Provisão
DH: Dinheiro
DA: Débito Automático

5. Lançamentos de Provisões.
O lançamento de provisões serve para aqueles lançamentos de despesas que são fixas das empresas, todos os meses há lançamentos para eles porém o valor é variável. Exemplos: Telefone, Água,Luz...
Esse tipo de despesa é recorrente todos os meses, mas como o usuário não tem como saber exatamente o valor que será pago no mês, ele pode fazer o lançamento da provisão da despesa.
O usuário vai fazer o lançamento da despesa, escolher o tipo do lançamento como PR, e finalizar o lançamento. Após finalizar o lançamento será gerado títulos em aberto com o tipo "PR" e marcados em amarelo.

Chegando o vencimento da parcela e havendo alteração do valor da parcela, o usuário deverá clicar no botão "Atualizar Prev". Vai abrir uma janela em tela, onde poderá ser alterada a data de emissão, vencimento, número de DOC, número de NF e o valor da parcela. E clicar em Atualizar.
Observação: Se o título já foi atualizado, ele não pode ser atualizado novamente. Se o Título estiver provisionado e em amarelo, e por acaso foi lançado errado, é só o usuário clicar em excluir.


Transferindo um título.
Em casos que o usuário lançar o título com uma categoria e conta errada ele pode clicar no botão "Transferir" selecionar a categoria e conta correta para o título.

Prorrogação de Título
Caso o usuário queira prorrogar o título, clicar no botão "PRORROGAR", abrir uma janela com o a data onde o usuário vai colocar a data que o título será prorrogado.